É indiscutível a importância de um sorriso belo!!
Desde de que clarear os dentes tornou-se viável por meios de procedimentos odontológicos, a sociedade , influenciada pelos modelos de beleza, passaram a aceitar como mais belo aquele sorriso composto de dentes mais brancos . Salientamos que nem sempre isso é saudável e real! Cabe ao profissional , controlar as expectativas dos pacientes, entender e explicar os riscos e benefícios das diferentes técnicas existentes para alterar a cor dos dentes , optando por procedimentos seguros , pouco invasivos, indolores e amparados por evidências científicas.
O controle da cor dos dentes pode ser realizado pela remoção das pigmentações extrínsecas das superfícies do esmalte dentário e /ou pela utilização de agentes químicos como o peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida que agem por um processo de difusão , oxida e altera as moléculas orgânicas cromáticas na intimidade dos tecidos dentários , resultando em modificação na cor dos dentes. Essa reação de oxidação dos pigmentos existentes no esmalte e na dentina é conhecida como clareamento dental.
A remoção dos pigmentos extrínsecos, que ficam na superfície dos dentes e são provenientes dos alimentos , devem ser realizado na escovação diária associada ao uso de creme dental e pelo dentistas nas consultas periódicas de manutenção.
Venho reiterar, que houve grande atenção na mídia sobre dentifrícios a base de carvão ativado , sob promessa de deixar dentes mais brancos e saudáveis. Não houve comprovação da eficácia desse produto. Pelo contrário, alguns podem ser excessivamente abrasivos e/ou não contém flúor.
O clareamento dental de sucesso é aquele eficaz, que entrega dentes mais brancos , de forma segura , sem danos irreversíveis e com baixos índices de sensibilidade. Se você deseja saber mais e agendar uma consulta, clique aqui.