Tratamento do Ronco e Apneia
Apnéia/Hipopnéia Obstrutiva
A Síndrome da Apnéia e Hipopnéia Obstrutiva do Sono (SAHOS) é a obstrução completa das vias aéreas pelo colapso dos tecidos da orofaringe, palato mole e dorso da língua por 10 segundos, com uma frequência superior a mais de 5 vezes por hora de sono.
A pessoa que tem apnéia tem sete vezes mais chances de sofrer acidentes automobilísticos e no trabalho devido à sonolência excessiva.
A pessoa que tem apnéia tem três vezes mais chances de sofrer Infarto do Miocárdio e AVC (Derrame Cerebral), pois o coração trabalha em sobrecarga no período em que o mesmo deveria diminuir o número de batimentos (durante o sono).
Ronco:
O Ronco é causado pela vibração dos tecidos da garganta (parede posterior da faringe, dorso da língua, palato mole e úvula), em função da turbulência do ar à medida que as vias aéreas se estreitam, uma vez que ocorre uma diminuição do tônus muscular destes tecidos durante o sono.
O ronco é um problema social, uma vez que o indivíduo torna-se rotulado e motivo de depreciação entre as pessoas de seu convívio. Há que estender-se tal queixa, inclusive, à causa de desconforto entre casais, onde um dos cônjuges é incomodado e privado de seu sono tranqüilo. Tal estatística pode ser revertida. A apnéia e o ronco têm tratamento sem a necessidade de cirurgia e sem dor.
Tratamento da Apnéia e do Ronco:
Uma das modalidades de tratamento é o aparelho intra-oral, que se encaixa nos dentes e conduz a mandíbula e a língua, para frente. Isto impedirá que ela comprima a parte posterior da faringe, e, consequentemente eliminará ou diminuirá a Apnéia e o Ronco. É importante ressaltar, que a utilização do mesmo é feita durante o período do sono.
Dentre os principais sintomas observadas em
pacientes portadores da Síndrome da Apnéia
e Hipopnéia Obstrutiva do Sono, destacam-se:
Sintomas Físicos:
- Ronco alto
- Hipersonolência diurna
- Sono agitado, não reparador
- Hipertensão arterial
- Apnéia presenciada
- Arritimia cardíaca
- Cefaléia matinal (dores de cabeça)
- Noctúria (ir ao menos 2 vezes por noite ao banheiro)
- Impotência sexual
- Refluxo gastroesofágico noturno.
Sintomas Psicológicos:
- Perda de memória
- Irritabilidade
- Mudança de personalidade
- Depressão
- Dificuldade de concentração
Além da fácil adaptabilidade dos pacientes, outro ponto positivo da placa é que ela é um tratamento conservador, ou seja, não agride e é reversível, o oposto de algumas cirurgias que buscam a solução do mesmo problema.