Você já deve ter ouvido falar em implantes dentários. Nada mais são do que pinos fabricados em titânio, em formato semelhante a um parafuso, e que ao serem fixados ao osso maxilar ou mandibular, são utilizados para apoiar próteses dentárias. Ele é um substituto da raiz do dente.
Normalmente, os implantes são usados para o tratamento de pacientes que perderam um ou mais dentes. Eles são a base para colocar o dente artificial. Por serem incorporados ao osso, o implante dentário dá suporte estável à prótese. Pessoas que precisam de uma reabilitação oral completa também podem ter a necessidade de instalação de implantes dentários. O resultado é um sorriso bonito e saudável, devolvendo a segurança e a autoestima do paciente.
Tanto os pacientes em boa condição óssea, como os que não possuem podem realizar o implante dentário, mas o segundo grupo poderá precisar de um tratamento de Enxerto Ósseo ou Expansão Óssea associada ao enxerto ósseo.
Após a colocação do implante dentário, é importante o comprometimento do paciente para manter essas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo dos implantes.
O fumo pode colocar em risco a longevidade dos implantes dentários;
Se alguma prótese sobre implantes dentários apresentar mobilidade, procure o dentista para reaperto ou substituição do parafuso;
Se o paciente fez o tratamento com implantes dentários e tem range os dentes, é importante usar placa de bruxismo.
Com higiene adequada e o comparecimento às consultas periódicas o paciente conseguirá manter seus implantes dentários estáveis e saudáveis por muitos e muitos anos.