Você já sofreu a perda de um ou mais dentes? Saiba que a procura por um profissional dentista nestes casos é fundamental para evitar outros problemas maiores. Hoje em dia, a odontologia conta com diversas opções de tratamento para solucionar essa perda, e entre elas, destaco a técnica de prótese sobre implante.
Mas o que seria uma prótese sobre implante?
Essa é uma técnica um pouco diferente da instalação dos implantes comuns. No tradicional procedimento de prótese fixa, também pode ser usado um pino intracanal, pois nesse procedimento ainda existe raiz dentária e ela é aproveitada para fixar um pino e posteriormente adaptar uma coroa total.
Já na prótese sobre implante, o paciente se submete a uma pequena cirurgia onde é instalado um parafuso dentro do osso para substituir uma raiz já perdida, e só então colocar uma coroa parafusada sobre esse implante. A prótese sobre implante pode ser feita na mandíbula ou na maxila, atuando sobre um ou mais implantes, assegurando assim ao paciente uma melhor mastigação e melhor saúde bucal. Esse tipo de prótese elimina a necessidade de usar as antigas próteses flutuantes ou dentaduras.
Esse é um procedimento seguro e confiável, desde que executado por um profissional competente que utilize um implante dentário da melhor qualidade e procedência.
Tipos de prótese sobre implante
Esse é um procedimento que visa atender a todas as necessidades do paciente que sofreu a perda de um mais dentes, e por isso, ele pode ser dividido de 3 formas:
Quais cuidados devo ter com a prótese sobre implante?
Essa é uma parte fundamental para o sucesso do procedimento. Depois de instalada, as próteses sobre implantes têm uma vida útil proporcional ao cuidado e higienização que se tem com elas.
O uso correto do fio dental instruído pelo dentista e o uso de escovas apropriadas para quem fez esse tipo de procedimento, é de extrema importância para a conservação do implante no osso e da prótese sobre esse implante. Além disso, consultas regulares de revisão a cada seis meses, são de extrema importância, pois ajudam a prevenir uma série de doenças e aumentam a vida útil das próteses e restaurações. Nessa fase, radiografias de controle também devem ser feitas para avaliar internamente como as próteses sobre implantes estão se comportando ao longo dos anos.
As próteses devem funcionar como dentes naturais dentro da cavidade bucal, sendo assim, devem receber os mesmos tratamentos de higiene oral como qualquer outro dente.
Por isso, se você sofreu a perda de um ou mais dentes, agende sua avaliação para que possamos conversar e analisar sobre qual o melhor procedimento a ser feito para o seu caso. Não deixe para depois a chance de recuperar um sorriso seguro e saudável.