Clareamento Dental: 7 Dúvidas Frequentes no Consultório
31 de maio de 2018
Perdi um dente: como posso tê-lo de volta?
27 de agosto de 2018

Muitos são os avanços que a odontologia têm dado nos últimos tempos. Como resultado, temos a oportunidade de proporcionar a melhor opção em tratamentos, oportunizando uma melhoria significativa na qualidade de vida das pessoas. Um dos procedimentos que resolve uma queixa antiga dos pacientes é o Implante Dentário.

 

O que é Implante Dentário?

 

É uma estrutura em titânio, no formato que lembra um parafuso, que é fixada no osso maxilar ou mandibular, e permite a substituição de um ou mais dentes. Esse procedimento é utilizado em casos de pacientes com perda parcial ou total de dentes. Vale lembrar que o implante corresponde à fixação da peça em titânio no osso. Conecta-se ao implante uma prótese dentária, que fará a substituição da coroa do dente que foi perdido.

 

Como é feito o implante dentário?

 

Nosso protocolo para cirurgia de implantes de dentes é fazer primeiro uma anamnese detalhada. Ter conhecimento de quais medicações o paciente está fazendo uso é fundamental, pois existem medicações, usada para quem tem osteoporose, que podem contra indicar a instalação de implantes. Diabete, pressão alta (descontrolada) podem também contra indicar temporariamente a cirurgia de implante.

 

Após esse momento, solicitamos os exames complementares como exame de sangue e tomografia odontológica, para saber como está o quadro de saúde geral do paciente. Somente com essas informações podemos dar continuidade no tratamento.

A implantação do dente precisa seguir duas etapas: A primeira é a cirurgia para a colocação do implante de titânio e a segunda é a colocação da prótese no implante.

Entre um procedimento e outro é necessário um tempo para cicatrização do implante. O paciente pode sair com uma coroa provisória (no dia que é instalado o implante dentário), mas a prótese definitiva só poderá ser colocada depois.

 

Por que devo fazer um implante dentário?

 

A falta de um ou mais dentes pode causar muitos problemas para a saúde bucal. Alguns momentos da sua rotina podem ser afetados, por exemplo, durante as refeições. Cada dente tem a sua função na hora da mastigação, caso lhe falte algum dente, esse momento será prejudicado e acabará comprometendo a sua digestão.

 

Os dentes possuem também função no momento da fala. Quando não estão bem posicionados aparece uma dificuldade na pronúncia de certas palavras. Como resultado, o paciente pode se sentir desconfortável em uma conversa, o que leva a ter problemas ao socializar.

 

Há também a questão estética. A falta de dente acaba causando uma impressão negativa em algumas pessoas. Quando um problema começa a afetar sua autoestima e você não consegue mais sorrir ou manter um convívio social saudável, está na hora de buscar um especialista.

 

Quanto tempo demora para fazer um implante de um dente?

 

Algumas condições devem ser observadas, tais como:

  • Se o paciente já encontra-se sem o dente e tem condições óssea, comprovado através de exame tomográfico, o implante pode ser instalado de imediato.
  • Se o paciente precisa extrair algum dente. O implante pode ser instalado de forma tardia, após no mínimo 60 dias da extração, ou pode ser implantado imediatamente. No mesmo procedimento cirúrgico, faz a extração e instalação do implante, sendo na maioria dos casos necessário enxerto ósseo.

 

Quanto tempo dura um implante de dente?

Estudos mais recentes já demonstram uma previsibilidade de décadas, relacionados a uma técnica correta e o uso de produtos de qualidade. Outro fator de suma importância, que vai garantir a durabilidade do tratamento, é o cuidado que o paciente tem na hora da higienização e da manutenção. É importante que a pessoa faça visitas regulares ao dentista.

O que é prótese sobre implante?

 

Como dito antes, o implante é somente a peça em titânio. Em cima dessa peça é colocada prótese, ou coroa, dentária. Ou seja, ela é a parte visível e que irá representar o novo dente ou dentes, substituindo as funções do dente que foi perdido.

 

A cirurgia dói? Como é o pós-operatório?

 

O procedimento não traz dor, pois, durante toda a cirurgia, o paciente estará anestesiado.

 

O pós-operatório é tranquilo, comparado a outras cirurgias bucais. Poderá ser utilizado anti inflamatórios e analgésicos, para evitar o aparecimento de edemas e de possíveis infecções. O mais importante é que o paciente siga à risca as prescrições do dentista e faça uma higiene diária adequada.

 

Afinal, quem pode e quem não pode fazer um implante dentário?

 

Qualquer procedimento possui suas indicações e suas contra-indicações. No implante dentário, utilizamos o titânio, que é um material biocompatível e que, por isso, não sofre rejeição pelo corpo. O paciente pode perder o implante em casos de infecção (Periimplantite) fratura do implante ou da coroa por uso incorreto ou hábitos parafuncionais, como o bruxismo. Ou seja, é um procedimento seguro e que exige muito cuidado do paciente.

 

Quais são as indicações?

 

  • Pessoas que apresentam ausência parcial ou total de dentes;
  • Pessoas insatisfeitas com o desempenho de dentaduras e próteses removíveis;
  • Pessoas que possuam boa saúde.

 

E as contra-indicações?

 

  • Pessoas em tratamento de câncer com uso de radioterapia;
  • Grávidas;
  • Pessoas em fase de crescimento;
  • Pessoas que fazem uso de Bifosfonados e derivados;
  • Pessoas com problemas cardíacos graves.

 

Alguns casos recebem um cartão amarelo e podem ou não tornar-se um candidato, como, por exemplo, pessoas que fumam. Essas devem suspender o uso de tabaco por 14 dias antes da cirurgia prolongando por alguns dias após a cirurgia.  

 

Faça uma avaliação

 

Ter de volta a vontade de sorrir e a função de todos os dentes não tem preço. Por isso, se você perdeu um ou mais dentes e sentiu que o implante dentário é uma opção para você, entre em contato conosco aqui e faça uma avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Marcar Consulta