Se você sonha em apresentar um belo sorriso, é preciso tomar muito cuidado com o que come. Isso porque alguns alimentos ácidos podem representar um risco aos dentes quando consumidos em excesso. O ácido, presente em alimentos como morango, kiwi, tomate, laranja, limão e abacaxi, quando ingerido em grandes quantidades, provoca erosão no esmalte do dente, formando cáries onde existe acúmulo de açúcar.
Bom, existem dois tipos de erosão dentária, que podem ser divididos entre: intrínseca (ocasionada por ácido gástrico ou regurgitação decorrente de problemas médicos ou psicológicos) e extrínseca (ocorre quando os ácidos estão relacionados com a alimentação). A erosão ácida, como também pode ser chamada, apresenta alguns sinais claros e é preciso ficar atento. Dentre os sinais, podemos mencionar a descoloração dos dentes, com exposição da dentina, além da sensibilidade, pois o esmalte desgastado expõe a dentina e deixa as pontas dos dentes frontais com uma aparência transparente.
Para evitar a erosão dentária derivada do consumo de alimentos ácidos ou bebidas ácidas, que é o assunto desse texto, é preciso manter uma higiene bucal regular e diária; porém, não escove os dentes imediatamente após consumo de um alimentos ácidos (inclui-se bebida). Espere ao menos 30 minutos, pois o creme dental e a ação da escovação aliado ao ácido dos alimentos pode potencializar a erosão ácida. Enxaugue a boca com água limpa para retirar o excesso da acidez e só depois escove os dentes.
Outra dica importante e bastante em alta é o uso do canudo de aço ou de vidro (evite os plásticos, pois prejudicam o meio ambiente). Estes ajudam na hora de ingerir uma bebida cítrica, reduzindo o contato dela com os dentes. Além disso, visite seu dentista regularmente para uma consulta, limpeza e aplicação de flúor para fortalecer os dentes. Desta forma você evita a erosão e muitos outros problemas que possam surgir.