A falta de cuidados com os dentes é uma das pautas que mais geram “broncas” aos pacientes nos consultórios. Hoje, resolvi dedicar um espaço para esse assunto no meu blog, para você ser um exemplo a ser seguido e só receber elogios. Para isso, escolhi um problema bastante recorrente: a periodontite. Saiba mais sobre ela a seguir.
Trata-se de uma condição bastante incômoda, que causa o sangramento gengival, a perda óssea e, consequentemente, a queda do dente afetado. A periodontite normalmente surge por conta do acúmulo de tártaro que se forma a partir das placas bacterianas, reflexo de uma higiene bucal incorreta e da ausência de visitas ao dentista. Por isso é tão importante aprender a utilizar todas as ferramentas para combater a periodontite, como a escova e o fio dental.
O tratamento dessa condição consiste, primeiramente, na tártarotomia (retirada do tártaro), polimento e aplicação de flúor. Como seu dentista, também devo reforçar que se não houver uma melhora na qualidade da higiene diária, nenhum procedimento vai adiantar. Por isso, trate de estar sempre com sua escova de dentes por perto (que seja macia e trocada no tempo certo). Além disso, lembre-se sempre do fio dental. Ele é tão importante quanto a escovação. Por fim, visite seu dentista regularmente. O ideal, como muitos já sabem, é uma frequência de 6 em 6 meses.
No último dos casos, se a periodontite tiver acarretado na perda de um ou mais dentes, fique tranquilo, pois não é tarde demais. Você pode optar pelo implante dental, que é uma das principais soluções para substituir um dente. Agende sua consulta agora mesmo para realizar o seu e voltar a sorrir!